COMO MONTAR UM CARDÁPIO DE UMA CANTINA ITALIANA

Elaborar um menu, seja qual for o segmento gastronômico, exige muita dedicação e planejamento. Esse pode ser o fator de sucesso e de fracasso de um restaurante. Muitos chefes elaboram cardápios pensando nos sabores, nas mensagens que querem transmitir e se esquecem dos processos que são envolvidos na preparação dos pratos.

Desde o abastecimento da cozinha, a seleção dos alimentos, o pré-preparo, a complexidade do prato e o fator: restaurante cheio. Ao mencionar isso parece tudo muito simples, mas não é bem por aí. Se está no cardápio, o cliente pode pedir, e quando ele deseja determinado prato, e o time da cozinha já respira fundo, talvez seja a hora de repensar o cardápio.

Para nós, consumidores, não há nada mais frustrante do que olhar um cardápio, encontrar um item e ao verificar, descobrir que o mesmo não está disponível. Parece que temos que buscar uma segunda opção, ficamos frustrados e até decepcionados quando aquela ideia ou imagem que visualizamos não está disponível.

Tratando-se de cantina italiana, é vital o conhecimento profundo sobre a culinária da Itália, seus costumes e hábitos. O local, acima de tudo, precisa entregar o que promete, e uma decoração assertiva é um dos primeiros passos para atrair clientes. E por falar em clientes, recebemos tanto os que sempre estão presentes em cantinas italianas, quanto aqueles que podem estar experimentando pratos pela primeira vez.

Converse com seu time e defina claramente qual será a proposta do restaurante, o que ele pretende entregar, pois, ao responder essa questão, é um excelente ponto de partida para montar o cardápio.

A identidade da marca do restaurante foi definida? Se sim, ela precisa estar presente no cardápio, uma vez que, ele pode ser de grande auxílio na divulgação do restaurante. Um cardápio bonito poderá ser fotografado e estar presente nas redes sociais, nos stories de inúmeros clientes que compartilharão o nome da sua marca para outros seguidores, que poderão visitar o seu estabelecimento. Então, tenha atenção aos detalhes, aos guardanapos de papel e tudo que poderá levar o nome do seu empreendimento adiante.

Cantinas italianas contam com algumas características marcantes, como o estilo mais clássico, interiorano e rústico. Essa é uma excelente premissa na definição do menu.

Não destaque no cardápio os valores usando o cifrão, independente do preço que cobrará, opte por um design em que o prato seja o foco.  Divida no cardápio os produtos em categorias, para que o cliente localize mais facilmente e encontre opções conforme as suas preferências.

Normalmente, o cardápio deverá conter as entradas, os pratos principais, as sobremesas e as bebidas, mas você pode incluir também outras categorias como caldos, risotos, menus sazonais e específicos.

É muito válido incluir as dicas sobre harmonização, seja de vinhos ou queijos, para que o cliente não faça uma escolha equivocada e acabe se sentindo mal ou interpretando o prato de uma maneira diferente da proposta.

Explore os termos e o idioma italiano para valorizar o seu menu e ressalte a qualidade e a origem dos alimentos. Um bom cardápio é objetivo, mas também conta uma história do motivo de cada prato estar ali.

Claro que os ingredientes irão variar de prato para prato, mas tradicionalmente, a comida italiana tem alguns elementos bastante característicos. Podemos destacar o tomate, o azeite de oliva, os vinhos e os queijos diversos.

Homologue fornecedores de qualidade que trarão ingredientes saborosos e únicos para o seu menu. É muito importante que os ingredientes representem a cultura, e um italiano de verdade saberá reconhecer uma boa comida italiana rapidamente.

A Itália é conhecida por ter vinhos deliciosos, então, uma boa carta de vinhos também é bem-vinda para ter um cardápio completo e que agrade àqueles que buscam a tradicional experiência gastronômica italiana.

Cardápios digitais podem ser facilitadores para o dia a dia e um cardápio específico para os vinhos. E quando for firmar fornecedores, lembre-se dos equipamentos Italvisa. Respiramos, vivemos e sentimos a culinária italiana em nosso processo produtivo.

Somos leais ao nosso propósito que é contribuir com o seu empreendimento, seja ele grande ou pequeno, você pode receber um equipamento Italvisa!

Italvisa – máquinas para pasta fresca

 

 

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.