Ergonomia na cozinha

Escute em nosso áudio player 

Terminar um longo ciclo de trabalho e sentir dor é algo muito desagradável. Nós não percebemos, mas passamos tantos dias e horas no ambiente de trabalho, que é quase impossível ajustar a postura correta de se executar determinado trabalho somente pela nossa lembrança mental.

Em função disso, o ambiente precisa favorecer a ergonomia, pois ao longo do tempo, danos mais sérios podem comprometer a saúde do trabalho, seja com dores musculares, lesões, dificuldade na realização de movimentos e outros problemas.

Muitos dos processos de uma cozinha industrial foram automatizados, facilitando muito o dia a dia dos chefes e cozinheiros. Nós, da Italvisa, sentimos orgulho em fazer parte dessa revolução, pois contribuir com o desenvolvimento de máquinas e equipamentos que facilitam o dia a dia, e ainda por cima, preparam receitas incríveis e da terra de origem do nosso fundador, a Itália, nos enche de alegria e satisfação. Neste artigo vamos abordar o tema ergonomia na cozinha de modo geral.

Um dos pontos que precisa estar sempre sob a atenção dos usuários de uma cozinha é a altura dos móveis e equipamentos. Devido a realização repetitiva de várias ações, o fator altura é muito importante e deve estar ajustada à realidade dos trabalhadores, além de contribuir com a organização do ambiente.

Cozinheiros e chefes andam quilômetros de um lado ao outro dentro da cozinha quando estão em serviço, e qualquer economia de tempo, energia e distância, facilita muito o dia a dia dos profissionais. Atentar-se a esse ponto é muito importante para a melhora da produtividade e da qualidade do trabalho. Considerando a média de altura da população brasileira, o mobiliário e os equipamentos deveriam ficar em uma altura entre 85 e 95 cm do chão, aproximadamente.

Algo que é motivo de confusão dentro de cozinhas industriais é o espaço de circulação, além de ser muito perigoso e poder acarretar acidentes de trabalho, quando o espaço é demasiadamente reduzido. Sempre leve em conta as distâncias de fornos e outros equipamentos que deverão ter suas portas abertas. Embora cada projeto conte com uma variação específica, a distância mínima recomendada para que duas pessoas circulem é de, pelo menos, 120 cm entre uma estrutura e outra.

A distribuição dos elementos, segue padrões exigidos pela Anvisa, mas isso não significa que não possamos otimizar o espaço, de modo que beneficie o dia a dia dos profissionais que o utilizam. Sendo assim, uma das formas mais usuais é o projeto em triângulo, em que a pia, a bancada e o local dos insumos (geladeira ou armários, por exemplo) ficam distribuídos de forma triangular no espaço de trabalho.

As doenças relacionadas aos movimentos repetitivos como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) atrapalham demais o trabalho, além de promoverem afastamentos de excelentes profissionais que ficam com lesões, muitas vezes irreversíveis. Sendo assim, pensar em ergonomia, é pensar no ser humano, não somente como uma ferramenta de trabalho, mas como pessoa que de fato é, que possui dores e sentimentos, e que necessita de atenção.

Outras medidas podem ser tomadas nesse sentido, separamos algumas em especial:

  • Escolha móveis e equipamentos com altura ajustável sempre que possível;
  • Tudo que for necessário para a realização do trabalho deverá estar ao alcance das mãos da equipe;
  • Defina pausas durante o expediente, além das obrigadas por lei, de poucos minutos, para que os profissionais possam se alongar;

Oriente os profissionais sobre as melhores formas de alongamento e breves exercícios que podem ser realizados ao longo do expediente para minimizar as dores e os problemas causados pela longa jornada de trabalho.

 

Lembre-se, uma equipe feliz e saudável produzirá mais e melhor. Pequenas ações farão toda a diferença no dia a dia do seu negócio!

Nós, da Italvisa, sabemos de quanto o mercado está cada vez mais competitivo, e esperamos que nossas dicas auxiliem no dia a dia do seu negócio, alavancando e sendo um motor para o sucesso!

 

Italvisa – máquinas para pasta fresca

 

 

Start typing and press Enter to search

Shopping Cart

Nenhum produto no carrinho.